Guias Prismáticas

Guias Prismáticas de Agulha

Guias Prismáticas RM / RV

Guias Prismáticas de Rolo

Guia Linear SBI – HL / HLL

GUIAS PRISMÁTICAS E SEUS ELEMENTOS ROLANTES

Toda empresa que procura manter sua colocação, assim como expandir seus negócios, tem que estar atenta às novidades tecnológicas que surgem para garantir um constante aprimoramento dos processos produtivos através da redução de custos em energia, matéria-prima e até em manutenção.

Os itens mais procurados por setores como o aeroespacial, defesa militar, automotivo, metalúrgicas, entre outros, são as Guias prismáticas, que são equipamentos que tem possibilitam ótimas vantagens para questões de alta precisão e movimentação de cargas pesadas.

O princípio básico de funcionamento das Guias prismáticas é o de auxiliar as máquinas na execução dos movimentos através de elementos rolantes, que podem variar de um modelo para o outro, e que se deslocam sobre trilhos suportando cargas elevadas.

A característica principal das Guias prismáticas é o formato do trilho em V, ou prisma triangular, que gera maior equilíbrio e rigidez, possibilitando a movimentação de cargas mais pesadas com alto índice de precisão e movimentação suave.

A esfera é um dos elementos rolantes que podem ser utilizados nas Guias prismáticas e oferecem grandes vantagens devido ao baixo atrito alcançado pelos movimentos rotativos das esferas que geram menos desgastes no sistema e possibilitam operação sobre torques menores.

Guias prismáticas que utilizam rolos como elementos rolantes tem a capacidade de suportar cargas maiores por possuir uma maior área de contato, quando comparado à esfera, gerando uma tração maior e índices de rigidez mais elevados. Este sistema também possibilita um alinhamento dos rolos de forma cruzada ou octogonal, conforme a necessidade da aplicação.

É comum as Guias prismáticas serem dispostas aos pares para ampliar a capacidade de movimentação em diversas direções facilitando a execução dos trabalhos. Vale lembrar que estes equipamentos necessitam de uma limpeza através dos rapadores de alta proteção para viabilizar seu funcionamento e garantir a vida útil que ele pode atingir.

 

OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA DE FUNCIONAMENTO

Diante de tantas vantagens fica nítido que o mancal de apoio favorece o desempenho do sistema fuso linear de circundantes, reduzindo a necessidade de altos torques para a operação através do baixo atrito e a redução de derrapagens do eixo que geram uma redução significativa no consumo de energia e ampliam a precisão do sistema, favorecendo a produção de um item com qualidade superior.